O QUE FAZER EM GONÇALVES

O que fazer em Gonçalves MG com tantas belezas naturais? Considerada a Pérola  da Mantiqueira, Gonçalves reúne diversas belezas naturais.
Favorecida com cachoeiras de águas cristalinas, rios e picos que chegam até 2.100 metros de altitude, a charmosa cidadezinha despertou naturalmente a atenção dos amantes de natureza .
Uma energia que vai fazer você se apaixonar por um destino perfeito  na Serra da Mantiqueira.

 

ATRATIVOS E LOCAIS PARA VISITAR EM GONÇALVES

Veja o que fazer em Gonçalves com diversas cachoeiras

o que fazer em gonçalves

CACHOEIRA DAS SETE QUEDAS
Localizada no bairro Retiro, seu acesso é pela estrada sentido Gonçalves/São Sebastião das Três Orelhas. Segue-se por 1,5 km até uma pousada onde inicia-se a trilha de fácil acesso até às quedas d’água.
Um dos atrativos mais visitados do município, possui várias quedas que formam muitas piscinas naturais. Propriedade particular aberta à visitação apenas aos sábados, domingos e feriados e cobra-se taxa.

O que fazer em Gonçalves

CACHOEIRA DAS ANDORINHAS
No rio Capivari, em meio a uma densa mata ciliar, esconde-se a Cachoeira das andorinhas. São dois saltos principais, o primeiro com cerca de 7m de altura e o segundo com 10m, formando piscinas naturais. Há uma grande laje de pedra com curiosos buracos redondos e profundos, modelados pela água, além de uma pequena ilha com grandes árvores.
Localização:
Seu aceso é pela estrada de ligação Gonçalves/Martins. Após 1,5 km em estrada de terra bem conservada, seguir a pé por um pasto íngreme e uma pequena trilha de fácil acesso. Não possui sinalização, exceto uma placa na entrada do pasto.
Sendo uma das mais belas cachoeiras de Gonçalves, é muito visitada por turistas em busca de tranquilidade e contemplação da natureza. Sua queda principal é usada como refúgio por dezenas de andorinhas que constroem seu ninho debaixo dela.

o que fazer em gonçalves mg

CACHOEIRA DO CRUZEIRO

Depois de percorrer uma bela várzea, fazendo curvas acentuadas, o rio Capivari cai por uma grande laje de pedra inclinada a cerca de 40°, desaguando numa piscina natural. É um local de grande luminosidade e beleza, a queda tem cerca de 7m de altura.
Localização:
Seu acesso é pela estrada de ligação Gonçalves/Costas até a bifurcação para o Bairro Sertão do Cantagalo, à esquerda.
Após a bifurcação, seguir por mais aproximadamente 700 metros até uma estrada fechada com chave de arame, que dá acesso também, ao Mirante do Cruzeiro, estrada com acesso para carro. Seguir então, a direita, por uma trilha até avistar a queda d’água.

o que fazer em gonçalves mg cachoeira simões

CACHOEIRA DO SIMÃO

É uma bela queda do ribeirão Campestre com cerca de 7m de altura em dois seguimentos. Desagua em uma larga piscina que recebe, à direita, as águas de outro córrego. Em seguida, as águas esculpem um estreito “canion” de pedras verticais, passando sob uma ponte e seguindo mais largo e manso sob um sombreado túnel formado por grandes árvores da mata ciliar.
Localização:
Localizada no bairro Boa Vista, seu acesso é pela estrada Gonçalves/Venâncios. Após percorrer 3km, de carro, entrar então, à direta, em uma pequena trilha a pé. A cachoeira é uma das mais visitadas em Gonçalves.

o que fazer em gonçalves

CACHOEIRA DO  FUNIL

A Cachoeira do Funil é uma das mais famosas, fica localizada a 6 km da zona urbana de Gonçalves. O acesso pode ser feito pela rodovia MG 173 até a entrada do Bairro Atrás da Pedra.
Localização:
Para chegar lá você só precisa seguir a estrada do bairro até o começo da trilha e em aproximadamente 10 minutos de caminhada você chegará à cachoeira. Ela é formada por várias quedas d’água fria e cristalina, meio a muito verde e área rica de fauna e flora.

o que fazer em gonçalves mg

CACHOEIRA DOS HENRIQUES

Seu acesso é pela estrada que liga o centro da cidade ao bairro dos Martins.
Localização:
Está a 9 km da zona urbana de Gonçalves e a trilha é de fácil acesso, estando próxima a estrada. São várias quedas que formam uma piscina natural onde é possível se banhar.